top of page

Perguntas Frequentes

 

1. Que tipos de fraldas existem?

Musselinas:

São fraldas de camada única, quadradas, normalmente de algodão, que podem ser dobradas de diversas formas. São as mais populares pois eram as que se utilizavam nos nossos antepassados, pelas nossas mães e avós. São económicas, secam rapidamente pois só têm uma camada de tecido, funcionam muito bem se forem dobradas correctamente. Não mantêm a pelo seca do bebé. Não são fáceis de usar pois requerem alguma prática a dobrar e na sua colocação. Necessitam de snappi, alfinete ou boingo e de uma capa para impermeabilizar.

 

 

 

 

 

 

 

Pré-dobradas:

São rectângulos de tecido dobrado em três partes. As lateris contêm 4 camadas de tecido e o meio tem entre 6 a 8 camadas, sendo o mais absorvente. Regra geral são de algodão mas também existe em bamboo ou cânhamo. Podem ser colocadas à volta do bebé presas com um snappi,ou dobradas em três e colocadas dentro de uma capa. Necessita sempre de uma capa para impermeabilizar. A colocação é rápida e é fácil de lavar. Podem ser usadas como absorventes extras noutras fraldas. São vendidas por tamanhos. Secam rapidamente, são económicas. Não mantêm a pelo seca do bebé.

 

 

 

 

 

 

 

Fralda de Contorno:

 

A fralda de contorno é uma fralda que contorna o bebé, não necessitando de montagens e dobras. Esta fralda já tem a forma feita, mas precisa de um alfinete ou Snappi para a prender. Não é impermeável, pelo que precisa de ser usada em conjunto com uma capa. As fraldas de contorno geralmente são feitas de fibras naturais, como o algodão, bamboo ou cânhamo, são muito absorventes. Não mantém a pele seca do bebé. Fáceis de usar, coloca-se no bebé e prende-se com snappi, etc e coloca-se a capa impermeabilizante.

 

 

 

 

 

 

 

 

Fraldas Ajustadas:

As fraldas ajudadas já vêm prontas a utilizar. Não precisam de montagens nem dobras e ao contrário das de contorno não necessitam de snappis ou alfinetes, pois trazem molas, velcro ou fitas de atar. São feitas normalmente de algodão, flanela, bamboo, cânhamo, são muito absorventes mas não mantêm a pele do bebé seca. Não são impermeáveis, pelo que precisam de ser usadas em conjunto com uma capa. É só colocar no bebé, ajustar e, seguidamente por a capa.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fraldas híbridas:

As fraldas híbridas são um sistema de capa + absorventes. Os absorventes podem ser presos através de molas ou então são colocados em capas que têm uma subcapa. O verdadeiro sistema híbrido pressupõe a utilização de absorventes descartáveis biodegradáveis.

 

 

 

 

 

 

 

Fraldas de bolso:

Fraldas de bolso são as chamadas fraldas de pano modernas, e são fáceis de usar. Não requerem capa e o ajuste é feito através de molas ou velcro. São chamadas de bolso porque têm um bolso onde se colocam os absorventes. Os absorventes podem ser de microfobra, algoão, bamboo, cânhamo. Tem uma camada impermeável por fora e a parte interior mantém a pele do bebé seca. Muitas destas fraldas são feitas de materiais sintéticos que poderão provocar alergias. Cada vez que são lavadas têm que ser montadas, colocando-se os absorventes no interior da mesma. Não são as mais absorventes do mercado, por vezes fica uma fralda extremamente volumosa para ter a absorção desejada.

 

Fralda Tudo em um:

As fraldas tudo em 1 têm os absorventes cosidos na fralda e têm uma capa exterior impermeável. Estas fraldas estão sempre prontas a usar, assemelham-se a uma descartável. Ajustam-se ao bebé com molas ou velcro. Existe no mercado a opção de já terem uma camada stay-dry. São regra geral as fraldas predilectas dos pais, avós e creches.

 

 

 

 

 

 

Fralda Capa:

As Capas São coberturas feitas de materiais impermeáveis como o PUL ou a lã, que se colocam sobre as musselinas, pré-dobradas, de contorno, ajustadas de forma a evitar fugas, visto que os anteriores apenas absorvem e não impermeabilizam.

Capa polyester + pul: Capas impermeáveis de secagem muito rápida, substituem-se a cada 3 ou 4 mudas ou quando estiverem sujas de cocó.

Capa algodão orgânico + pul : Capa impermeável de algodão orgânico com pul no interior, mais agradáveis ao toque, substituem-se a cada 3 ou 4 mudas ou quando estiverem sujas de cocó.

Capa de lã, shorties ou longuies: São capas de fraldas de lã que têm que ser lanolizadas para serem utilizadas. A lã é o material mais natural e respirável, é conhecida pela sua excelente respirabilidade. A lã mantém a sua propriedade impermeabilizante devido à lanolina (gordura natural da lã) e permite uma melhor respiração da pele. Muito confortável para usar em casa sem necessidade de pijama ou outras roupas por cima da capa. Ideal para os dias quentes e para peles sensíveis. Outra vantagem é que depois de utilizar são arejadas e só se lavam e lanolizam 15 em 15 dias caso não haja manchas de coco.

 

 

 

 

 

 

 

Fraldas de Treino:

São ideais para ajudar as crianças no processo de desfralde. Ao usá-las durante o dia, excepto na hora da sesta, vão ajudar o seu bebé a ter sucesso nesta fase tão importante da sua vida. O exterior é em PUL e o interior é absorvente. Assemelha-se a uma cueca.

 

 

 

 

 

 

 

 

Fraldas de Banho:

São ideais para ir para a piscina ou praia. O interior em pul e o seu ajuste, retém os cocós do bebé.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

2. Quantas fraldas devo ter?

 

No mínimo 18 fraldas para lavagens dia sim, dia não. Não se aconselha deixar as fraldas mais do que 3 dias sem lavar. No Verão o tempo máximo sem lavar fraldas será 2 dias.

Não recomendamos usar fraldas de tamanho único num recém nascido, pois vão ficar grandes e vai ter fuga. Considere sempre fazer um investimento para r/n até aproximadamente os 5,5/6 Kg e depois poderá optar pelos tamanhos únicos com sucesso. Tenha em conta que um recém nascido usa entre 8 a 10 fraldas por dia. Consegue ter um pack de fraldas de recém nascido com aproximadamente 150 € (baseado nas opções mais económicas)

 

3. Quais os cuidados básicos a ter com as minhas fraldas?

 

Quando muda a fralda coloque-a num saco próprio para fraldas ou num saco impermeável. Pode também colocar neste saco os toalhetes reutilizáveis sujos. No caso dos velcros tenha em atenção e feche as abas para não se estragar nas lavagens. Quando as fraldas têm sólidos tire o máximo de resíduos para a sanita, os restantes vão sair na lavagem. Pode utilizar forros biodegradáveis que se colocam na fralda e quando têm sólidos é so retirar e colocar directamente na sanita, protegendo a fralda. As manchas dos cocós desaparecem com o sol, existem no mercado alguns produtos que podem ajudar a retirar estas manchas caso elas não saiam com o sol. Com o uso de fraldas de pano raramente será necessário o uso de cremes, em caso de necessidade existem cremes compatíveis com estas fraldas. Cremes utilizados nas fraldas tradicionais, mancham e entopem as fibras da fralda ocasionando entupimento e fugas. Se tiver que usar coloque um linner lavavél e desengordure-o e lave-o antes de colocar a lavar com as fraldas com detergente da loiça. No final do dia passe as suas fraldas por água e volte a colocá-las no saco que tem para as guardar antes de lavar.

 

 

 

 

 

 

 

 

3. Como devo lavar as minhas fraldas?

 

Todas as fraldas devem ser lavadas antes da primeira utilização. Lave e seque os tecidos sintéticos – capas, fraldas de bolso, absorventes de microfibra e minky e fraldas tudo em um. Qualquer fralda ou produto que contenha fibras naturais, como algodão, cânhamo, e bamboo, deverão ser lavadas e secas 3-5 vezes para aumentar a absorção. Nunca lave as fraldas de fibras naturais junto com as sintéticas na primeira lavagem. A maioria das fraldas atinge o máximo de absorção depois de 10-12 lavagens.

Tenha atenção às fraldas com cores fortes, podem tingir, no início. Nas primeiras lavagens as fraldas de cor devem ser lavadas aparte, após algumas lavagens podem ser lavadas junto com as outras fraldas.

Utilizar um programa rápido de 15 minutos (ou enxaguamento) e colocar anti-manchas. Ajuda a que as fraldas não fiquem manchadas de cocó;

Colocar a medida de detergente indicada na embalagem (medida que vem com o detergente) e uma vez por mês juntar uma colher de  sobremesa de desinfectante, programa normal com pré-lavagem a 60ºC ( no caso de fraldas sintéticas não podem e a maioria só deixa lavar até 40 ºC, ver nas etiquetas do fabricante). Se a máquina não tiver cheia, pode juntar outras roupas.

Seguidamente faça um enxaguamento extra e coloque 5 gotas de óleo de chá de árvore (facultativo)

Para secar, o melhor é o Sol que ajuda a desinfectar e a tirar as manchas dos “sólidos”. Conselho: Evite colocar as fraldas ao sol nas horas em que o sol é forte, se tiver de o fazer pode colocar as fraldas fora de casa mas sem que o sol incida directamente. Pode sempre usar a máquina de secar (atenção a temperatura não pode ser muito alta ou danificará os tecidos), as fraldas ficam fofinhas e como novas!

Siga sempre as instruções de lavagem do fabricante das fraldas e tenha em atenção a temperatura da água, a maioria das fraldas só podem ser lavadas em água até 40º.

 

Detergentes

NUNCA use amaciadores nem detergentes líquidos, estes produtos ficam “colados” as fibras dos tecidos diminuindo a capacidade de absorção o que provoca fugas. Se por engano colocar algum destes produtos na lavagem terá de fazer várias lavagens apenas com água para retirar o máximo de produto depositado.

Recomendamos o uso de detergentes ecológicos mas os detergentes usuais podem ser utilizados para a lavagem das fraldas. É preciso ter em atençã., que deverá ser em pó, sem amaciador e sem aromas. Deverá ter mais cuidado se o seu filho/a tiver pele atópica, existem detergentes no mercado específicos para esses casos. Caso use marcas de detergentes recorrentes aconselhamos o uso de 1/2 da dose recomendada pelo fabricante, caso use muita quantidade as fraldas ficarão com resíduos de detergente provocando entupimento. Se durante a lavagem vir muito sabão, está a usar muita quantidade. Terá que ter em atenção sempre se a sua água é mole ou dura, pois varia a quantidade de detergente a usar. Se achar que as lavagens não estão boas vá aumentanto ou reduzindo o detergente até acertar na quantidade exacta para a sua máquina/água.

 

4. Quais as melhores fraldas para a noite ou para bebés que fazem muito xixi?

 

São as ajustadas + capa. Para potenciar ainda mais a absorção recomendamos o uso da capa de lã.

 

5. Como se deve proceder em caso de virose intestinal com a utilização de Fraldas reutilizáveis?

 

Primeiro cuidado: Lave bem as suas mãos para evitar que fique contagiada.

Aconselhamos que na lavagem das fraldas utilize um desinfectante natural até que a situação se regularize.

 

5. Como lanolizar uma capa de lã? Deve ser lanolizada sempre que a lavo?

 

Para a lanolização assista aos seguintes vídeos:

https://www.youtube.com/watch?v=w1L-VCyeQbQ

https://www.youtube.com/watch?v=7jxu9v-FB6I

 

Cada vez que lavar a capa (mais ou menos 15 dias) deverá lanolizá-la a seguir.

 

6. Como sei que preciso de lanolizar a minha capa?

 

Quando a capa começar a ficar húmida significa que tem falta de lanolina.

 

 

 

 

bottom of page